Toda iniciativa de implantar uma plataforma de CRM é baseada alcançar o sucesso, desconheço qualquer pessoa que tenha pensado ou montado projeto para fracassar. Ao longo dos anos que venho trabalhando com a implantação de projetos de CRM, percebi que o sucesso de todos os projetos partiam de uma visão inicial, um sonho se preferir assim, e dependendo de quem foi o idealizador o resultado final estará diretamente condicionado a quem mais comprou este sonho dentro da empresa.
Claro que estou falando que 90% dos projetos de implantação do CRM partem de um profissional de nível médio dentro da hierarquia da empresa, em boa quantidade começa na área de T.I. mas em geral nasce com a chegada de um novo gerente comercial, que invariavelmente encontra uma situação de completa falta de informações e formalização dos processos para poder realizar o seu trabalho.
O sucesso de qualquer projeto de CRM começa com entendimento de que é impossível implantar o sistema na empresa toda de uma só vez. Nas experiências positivas que vivenciei sempre começávamos com um departamento ou uma parte da operação, e aqui eu quero destacar que nem sempre essa parte da operação era na área comercial, boa parte das implantações começou com administração de vendas, na área de T.I. para abertura de chamados em gestão de projetos, com a assistência técnica para abertura de ticket de suporte ou atendimento ao cliente ou simplesmente para fazer a gestão da agenda do pessoal externo. Quero pontuar com isso que o gerenciamento do relacionamento com o cliente é muito mais do que gerar propostas e montar o funil de vendas.
Se me permite fazer uma breve sugestão, ao iniciar uma ação para seleção e escolha plataforma de CRM inicie o trabalho dentro de casa, escolha um departamento ou um processo que já está funcionando, não precisa ser perfeito, pode ter problemas e gargalos não importa tente colocar no papel a sequência lógica ou nomear os pontos e tarefas que são necessários automatizar, então com esse escopo inicie sua busca por uma ferramenta que tenha um bom grau de aderência, já com a sua configuração padrão, e também que permita expandir as funções e funcionalidades com customizações para o seu processo.
Selecionada a ferramenta o desafio a partir deste ponto é apresentar os resultados obtidos com a implantação, toda e qualquer melhoria nos números, economia de tempo, redução de operações e retrabalho, diminuição dos indicadores de erros e ou reclamações, todas essas informações servirão de base para você conseguir o mais difícil no processo de implantação do CRM que é a adesão dos usuários, isso a medida que você domina e aprimora a plataforma de CRM será determinante para o sucesso do projeto.
Em algum momento dessa jornada você irá se deparar com a opção certa e com a mais fácil, que pode ser muito tentadora, devo dizer que quanto mais tentadora a opção fácil maior o risco para o sucesso do seu projeto.
Na nossa página de depoimento de clientes, no Linkedin, temos alguns casos de clientes contando suas experiências que tiveram com projetos que implantamos nas suas empresas, também te convido a visitar a página do nosso produto Simple Pack CRM e conhecer um pouco mais os benefícios e facilidades que oferecemos para nossos clientes.