O primeiro ganho expressivo na implantação do CRM com certeza é a centralização e organização dos dados da empresa, quando toda equipe tem uma única base de trabalho para consultar a atualização das informações acaba sendo feita em tempo real e se multiplicando rapidamente para todo o fluxo de trabalho.
Com a casa arrumada e as informações centralizadas começa a sobrar tempo e recursos para pensar em melhorias no processo, contudo é neste momento que o projeto de implantação do CRM corre risco, pois quando é que começa a vislumbrar as facilidades e funcionalidades da ferramenta oferece cada um foca especificamente no seu processo, ou necessidade a ser resolvida, e é neste momento que corremos risco de criar uma colcha de retalhos.
Ao longo dos anos tenho observado que os processos o maior sucesso de implantação e customização foram os que tiveram uma peça central para documentar avaliar e discutir os processos antes de passar as solicitações para a customização. Semana passada Participei de uma live no Instagram em um dos clientes aqui da soluções de CRM participou para dar seu depoimento sobre os benefícios e vantagens que conseguiu alcançar com a implantação e customização no Simple Pack CRM dentro do fluxo de trabalho da empresa. Na sua apresentação ele destacou a importância de ter este profissional especificamente para cuidar do projeto gestão do relacionamento com o cliente e as automações dos processos internos e externos da empresa, me chamou a atenção a fala aonde ele destaca que este profissional é uma pessoa da base do fluxo de trabalho, trata-se de um profissional que vende se “coloca a mão na massa no dia a dia”.
Nesse projeto em particular, tivemos uma experiência bastante interessante como fornecedores tanto da hospedagem do CRM quanto no trabalho de programação e customização do código para atender as demandas da empresa, pois a equipe interna dedicou cerca de um ano de trabalho mapeando o fluxo no processo início até o final, simulando o procedimento que é feito na implantação da ISO 9000 documentando e formalizando cada etapa. No final desse trabalho a equipe interna me chamou para apresentar a documentação, os conceitos fundamentais para realização de cada etapa e a organização, ou estrutura, documento que recebemos para modelar o escopo do projeto.
Não me canso de dizer que a parte mais interessante deste projeto foi trabalhar, não modelando processos mas sim traduzindo ou convertendo a documentação que não foi entregue para linguagem de programação e estrutura de banco de dados. Sem exagerar posso dizer com segurança que de todos os projetos que realizamos de customização de longe este foi o mais bem executado, rápido e simples de implementar.
Ok, você pode dizer que houve o custo com mão de obra interno, e estamos falando aqui de um ano de trabalho, e depois mas o custo com a programação. Entretanto a fase de mapeamento e planejamento dos processos Economizou centenas de horas com reuniões de revisão e correção da programação na etapa do desenvolvimento e na posterior apos colocar o projeto em produção, Foi simplesmente genial entregar o projeto e as pessoas sentarem para trabalhar, como ser a ferramenta sempre estivesse ali e já fizesse parte do dia a dia há muitos anos.
Dei essa volta toda para compor um cenário de possibilidades destacando a importância do trabalho de mapeamento, crítica e formalização dos processos antes de investir em alterações no software. O trabalho de customização de qualquer ferramenta começa com uma folha de papel em branco e uma caneta, quero te convidar assistir um breve vídeo sobre a estruturação do Funil de vendas no link do nosso site https://www.solucoesemcrm.com.br/funil-de-vendas/, por incrível que pareça o que hoje é divulgado amplamente a internet como uma ferramenta moderna de gestão das atividades comerciais de qualquer empresa, na verdade é um conceito com mais de 30 anos, como eu explico e demonstro no vídeo do link.
Caminhando para final de mais este post agradeço a você que acompanhou o conteúdo até aqui, deixo meu muito obrigado por navegar para o site da Soluções em CRM assistir o conteúdo do nosso sumiu de vendas, desejo-lhe uma ótima semana com bons negócios.