Geração de Leads, ê?

Você, por um acaso, já navegou pelo Google Trends ?

É uma ferramenta muito interessante que o Google oferece de graça, ela nos permite trabalhar de forma alinhada com os assuntos que estão mais ativos no sistema de busca na internet.  Hoje estava fazendo uma rápida pesquisa sobre os temas mais pesquisados na internet, dentro da área de gestão do relacionamento com o cliente, e o termo campeão foi “geração de leads”.  Fazendo uma análise rápida, e simplória, podemos entender então que o pessoal está realmente preocupado sobre como gerar novos potenciais clientes para suas empresas, o que faz um baita de um sentido pois o funil de vendas é uma máquina de moer cadastros.

O que me levou a escrever esse artigo de hoje foi esse último termo “máquina de moer cadastros”, é bastante comum nos contatos que tenho com as empresas identificar um certo padrão, ou formato, com funções de trabalho bastante interessantes para gerar novos potenciais clientes, ou como é o termo da busca de hoje leads,  contudo não vejo a mesma preocupação com o aproveitamento desta massa de dados que é gerada todo santo dia, explico,  normalmente as empresas têm uma página de “Fale Conosco”, “Contato”,  páginas de hotsite com formulários para captura de dados interessados,  páginas para cadastro e download de arquivos em PDF contextos relevantes, e por aí vai, mas o que acontece depois que o internauta se cadastra no formulário?

É justamente este fluxo de trabalho que vou me dedicar mais próximas linhas,  pois na grande maioria dos fluxos das empresas com quem converso,  os dados do Internauta ou são encaminhados para um e-mail de contato, que é compartilhado por umas 3 ou 4 pessoas,  ou tem uma rotina que grava esses dados em uma planilha de Excel e fica disponível para download, de “alguém” na empresa, para distribuição para a equipe de vendas.

Creio ser importante destacar neste momento,  a fragilidade do processo baseado tanto no encaminhamento de e-mail quanto na montagem de planilha para distribuição e ação do time comercial.   Note que uma vez que o internauta se interessa pelo que a sua empresa faz, o fluxo de trabalho para atender a este interesse  não é uma sequência lógica, formal e continua,  geralmente depende de uma pessoa lembrar de encaminhar os dados, para depois outra pessoa lembrar de continuar o contato com o interessado.

O mais curioso nesse processo, frágil, é a busca por informações nas intermináveis reuniões de equipes de vendas e como o foco está totalmente direcionado para atingir a meta de faturamento, apenas as propostas ou oportunidades mais quentes são discutidas nas reuniões, e quiçá  vez ou outra alguém menciona a quantidade de novos potenciais clientes captados das ações do marketing. Mas é preciso ter muita calma com a empolgação,  pois o assunto fica apenas na pergunta da quantidade e não evolui para os percentuais de aproveitamento e conversão dos potenciais clientes em pedidos fechados.

Com este rascunho, de um “processo” sujeito a inúmeras falhas, quero “puxar a brasa para a minha sardinha” e comentar sobre como o Simple Pack CRM consegue automatizar todo este processo e maximizar os resultados com pouco esforço. Iniciando pela integração com os formulários do Website da empresa,  claro que estamos falando de uma funcionalidade padrão, que permite que os dados cadastrados, lá na página do Fale Conosco, sejam gravados diretamente na base de dados e utilizando rotinas de workflow seja feita a distribuição das oportunidades de negócios para equipe de vendas,  encaminhado e-mail de agradecimento com a informação sobre o nome do vendedor que irá entrar em contato com o potencial cliente,  e-mail de alerta para vendedor não perder a oportunidade de negócio,  inclusão na agenda com uma ligação programada para retornar o contato e para não me alongar muito, a geração de relatório em tempo real com a quantidade e captura de novos potenciais clientes, o tempo médio que equipe de vendas demorou para retornar o contato com este cliente,  se por um acaso foi encaminhado proposta comercial  e qual a taxa de aproveitamento e conversão das propostas em pedidos.

Simplificar o processo comercial também significa potencializar os resultados,  note que para descrever o problema tive que utilizar 6 parágrafos e para resolver o problema apenas 1.  Com isso busco demonstrar com esta afirmação o grande valor agregado que implantar o Simple Pack CRM na sua empresa e como o investimento pode retornar rapidamente, partindo de uma simples operação de captura e distribuição de potenciais clientes para o seu time de vendas.

Já caminhando para o final deste artigo agradeço a você chegou até esse ponto da leitura e convido a testar  o fluxo de trabalho na nossa ferramenta, na página principal do site https://www.solucoesemcrm.com.br/  temos o formulário de captura de potenciais clientes,  experimente cadastrar seus dados para visualizar o andamento da tratativa  que temos automatizada utilizando a plataforma.