O maior concorrente de todos os vendedores

O esquecimento!
Quanto de cada tarefa as pessoas da sua equipe realizam todos os dias? Emails, ligações, reuniões, tarefas, propostas, ocorrências ou chamados, suporte ao cliente, negociação, cadastro de novos potenciais clientes, interessados vindos de ações de marketing ou simplesmente cadastro do fale conosco do seu site.
O maior concorrente que sua empresa enfrenta todos os dias é o esquecimento. Esquecemos de ligar para fazer o follow up, esquecemos de ligar para fazer manutenção de relacionamento com um cliente antigo, esquecemos da reunião agendada, esquecemos de realizar uma tarefa importante para a continuidade de uma negociação e de esquecimento em esquecimento sua empresa segue perdendo dinheiro.
O esquecimento tem uma única origem, a desorganização. A confusão de e-mails enviados com cópia da cópia do encaminhamento, os gigabites de mensagens armazenadas nas pastas do outlook e as intermináveis planilhas, repetidas e desatualizadas e a tentativa de organização individual gera a desordem em grupo.
Eliminar o esquecimento é bastante simples, requer apenas um sistema que centralize os dados, organize as informações e automatize os processos. Ter dados confiáveis é o caminho para a informação, a automação dos processos de informação permitem a continuidade do fluxo de atendimento, eliminam os pontos de gargalo e retrabalho.
Saindo do abstrato e indo para o prático, vamos no passo a passo das visitas que seus vendedores agendam, ou das ligações que realizam e por fim os e-mails que encaminham para seus clientes. O quê estão fazendo e falando? Num exercício rápido tente reunir todas as informações rapidamente, na melhor situação deverá demorar uns 3 dias para receber um relatório de todos os vendedores, e depois mais um dia para compilar as informações, e assim, se for manter o procedimento semanalmente, difícil mente conseguirá manter a disciplina por mais de um mês.
“Dá muito trabalho parar para ficar montando relatório!”
Esta frase é a principal causa da instalação formal do “esquecimento”, a equipe trabalha muito e não tem tempo para preencher relatórios.
Passam os meses, os anos e os problemas apenas se acumulam, fica cada vez mais difícil atingir as metas de vendas, entra vendedor, sai vendedor, entra gerente de vendas sai gerente de vendas, e assim vão se arrastando os anos, com dificuldade para crescer.
Sempre falo do Simple Pack CRM por utilizar no dia a dia da Soluções em CRM, todos os processos desde a captação dos interessados via site até o fechamento dos pedidos encaminhados para o financeiro e depois para a produção, todos os membros da equipe tem acesso às informações, e cadastros, para poder atender nossos clientes, e mesmo quando um colega novo chega para integrar a equipe o atendimento continua sem dificuldade. Não precisamos de reuniões, ou parar para montar relatórios, não utilizamos e-mails internos com cópia para informar o que está acontecendo no atendimento, todo histórico é atualizado em tempo real e podemos medir o que estamos acertando e ou o que precisa ser melhorado, é muito fácil falar sobre o Simple Pack CRM por ser a base de todo o trabalho aqui na empresa.