Interesse, desejo, necessidade. O funil de vendas

Terminando uma implementação esta semana, o cliente me pediu uma ajuda para formalizar dentro do Simple Pack CRM os estágios do Funil de vendas da empresa.
Curioso e interessado no assunto, pedi para que ele me explicasse como normalmente seu pessoal trabalhava as vendas, e aprendi esta pérola de trabalho.
Não importa o produto o serviço ou serviço que você venda, dificilmente o fluxo será diferente deste processo. Primeiro atraímos a atenção do potencial cliente, depois apresentamos o produto para despertar o desejo em comprar e por último, e o mais importante, acompanhamos a evolução para a “necessidade de comprar”.
Apesar de ter apenas 3 passos o processo tem uma série de níveis entre cada etapa de trabalho, o mais bacana de tudo é que a estatística de todas as negociações sempre acabam convertendo no mesmo espaço de tempo, seja para status ganho ou perdido.
Depois de compreender a necessidade do cliente, fiz questão de trabalhar juntamente com o programador para ajustar os indicadores e o layout das telas na tabulação do painel de vendas.
Os gráficos que foram necessários para o acompanhamento não tinham nada de muito sofisticado, ao contrário eram extremamente didáticos práticos, o mesmo painel que o diretor usava servia para o vendedor na ponta do processo, claro que graças a facilidade dos perfis de uso e acesso o diretor podia ver todas as negociações evolução de todas as propostas, e cada vendedor só conseguia ver as suas negociações.
Em apenas com duas horas de trabalho foi possível automatizar processo de gestão de vendas do mais novo cliente Simple Pack, o que impressionou a ele quanto a mim foi que não tivemos nenhum ponto de retrabalho, com a criação de relatórios repetitivos, uma única configuração atendeu a todos os níveis do time comercial.
Com a informação centralizada e organizada foi possível automatizar todo o processo de gestão da evolução de vendas desde cliente.
Devo ser bastante honesto neste ponto, apesar de estar aqui na Soluções em CRM desenvolvendo o Simple Pack todos os dias, esta implementação me surpreendeu pela velocidade e facilidade de conclusão utilizando a plataforma, demonstrando de forma clara e inequívoca que o sucesso da implementação está na formalização dos processos existentes na empresa, e não na implementação de uma nova ferramenta com outro fluxo de trabalho.