Indicadores de Vendas

Antes de pensar em ter um software de CRM você já analisou os indicadores de vendas da sua empresa?
O software de CRM apenas te auxilia a centralizar as informações, organizá-las e automatizar os processos que já existem na sua empresa, o sistema de computador deve ser uma ferramenta que agregue valor, imprima velocidade e organização aos processos no dia a dia da sua equipe de vendas.
O que sua empresa vende?
Para a implementação do Simple Pack CRM é indiferente se sua empresa é uma indústria, distribuidora, escritório de serviços, uma representação ou franquia. É bastante comum encontrarmos empresas concorrentes de um segmento com processos de vendas completamente distintos, apesar de venderem “o mesmo produto ou serviço” para o mesmo mercado.
Utilizando um exemplo simples podemos pegar a quantidade de propostas, orçamentos, ofertas, cotações, oportunidades ou seja qual o nome que se utilize para formalizar uma apresentação comercial com preço e forma de pagamento. Quantas propostas sua equipe gera por semana? A pergunta serve para quem trabalha sozinho também, quantas propostas?
Para gerar estas propostas você precisa ter algum contato com a pessoa interessada, seja via WEB, e-mail, ligação ou visita pessoal.
Digamos que você trabalhando só consiga emitir 3 propostas por semana, são 12 propostas no mês, 120 propostas ano e antes de falar do % de fechamento destas propostas, vamos pensar no caminho ou quantidade de trabalho que foi realizado para provocar o interesse do potencial cliente em comprar o que você oferece.
Algumas atividades dão resultados rápidos, outras mais lentos por mais tempo, umas são mais caras outras mais baratas, no final o que realmente interessa é a quantidade de vendas que foram geradas com cada iniciativa e quanto custou. E o resultados de toda esta volta são os indicadores dentro do processo de vendas, o que funciona bem e o que não funciona só dá para avaliar com números, detalhando o processo passo a passo, não dá para medir apenas com o resultado partindo da quantidade de pedidos e o valor total do faturamento.
Computar a quantidade de ligações realizadas, detalhar o objetivo destas ligações por exemplo ligação de prospecção, agendamento, follow up, negociação e fechamento, são apenas alguns indicadores que podem te mostrar ,além da produtividade de cada membro da sua equipe, o que está funcionando e o que precisa de ajuste.
É neste momento que investir no Simple Pack CRM faz mais sentido, você precisa de uma plataforma para centralizar as informações e automatizar os processos da sua empresa, o que torna muito mais simples e fácil implementar a plataforma, visto que os processos já existem, são conhecidos pela sua equipe e a plataforma apenas automatizará o que já está funcionando.