ERP não é CRM

Apresentando o simple | pack CRM, tenho encontrado frequentemente a seguinte afirmação:

” … já temos sistema”

Conversando um pouco mais descubro, que na verdade, a empresa possui um ERP para fazer a gestão dos pedidos, e em alguns casos a emissão de propostas ou orçamentos.

De maneira bastante simplificada destaco, o ERP é uma ferramenta de gestão de dinheiro, patrimônio, escrituração contábil e fiscal, estoque e centro de custo, em suma, para registro da movimentação financeira da empresa.

O simple | pack CRM é uma ferramenta de administração das informações e processos “antes do pedido”, formaliza, centraliza as informações, automatiza processos e facilita a extração de relatórios que demonstram o “quanto vamos faturar este mês”

Ter o simple | pack CRM na empresa ajuda na organização das informações, e você pode perguntar “e daí?”, e te respondo com a prática do dia a dia, saber quantos novos potenciais clientes foram contatados hoje, quantas ligações, reuniões, propostas foram emitidas, estágio destas propostas, a montagem do funil de vendas, ter os indicadores de performance de cadas vendedor, a visão do perfil de potencial cliente que fecha pedido e o que não tem perfil para comprar com a empresa, todas estas informações são fundamentais para responder a segunda pergunta mais importante para qualquer empresa; “qual o custo da venda?”

Para o ERP todos estes dados não são relevantes, pois, a única informação que importa é o número do pedido e o número da NF emitida para poder planejar o fluxo de caixa.

Toda empresa precisa de três pontos de apoio para poder prosperar, vendas, administração e produção.

Não importa se a empresa é de serviços, indústria ou comércio, todas dependem dos três pontos de apoio para existir. Quando a empresa tem o ERP utiliza um ponto de apoio, em alguns casos se estende para a produção (MRP), controlando os centros de custo, disparando ordens de compra e produção, controlando o estoque, registrando a movimentação financeira, todos processos fundamentais, depois que o pedido foi fechado.

O simple | pack CRM registra e administra as atividades antes do pedido, permite compreender o que funciona nos processos e o que não funciona, qualificar potenciais clientes, direcionar recursos para os processos e canais de vendas que dão resultados, para encerrar este artigo gostaria de perguntar:

Você tem controle sobre todas as atividades da área comercial ?

Convido a assistir a demonstração da ferramenta, tenho certeza que terá uma surpresa de como é simples e prática a gestão e administração comercial com nosso produto.

Obrigado pela leitura.