ERP não é CRM

Apresentando o simple | pack CRM, tenho encontrado frequentemente a seguinte afirmação:

” … já temos sistema”

Conversando um pouco mais descubro, que na verdade, a empresa possui um ERP para fazer a gestão dos pedidos, e em alguns casos a emissão de propostas ou orçamentos.

De maneira bastante simplificada destaco, o ERP é uma ferramenta de gestão de dinheiro, patrimônio, escrituração contábil e fiscal, estoque e centro de custo, em suma, para registro da movimentação financeira da empresa.

O simple | pack CRM é uma ferramenta de administração das informações e processos “antes do pedido”, formaliza, centraliza as informações, automatiza processos e facilita a extração de relatórios que demonstram o “quanto vamos faturar este mês”

Ter o simple | pack CRM na empresa ajuda na organização das informações, e você pode perguntar “e daí?”, e te respondo com a prática do dia a dia, saber quantos novos potenciais clientes foram contatados hoje, quantas ligações, reuniões, propostas foram emitidas, estágio destas propostas, a montagem do funil de vendas, ter os indicadores de performance de cadas vendedor, a visão do perfil de potencial cliente que fecha pedido e o que não tem perfil para comprar com a empresa, todas estas informações são fundamentais para responder a segunda pergunta mais importante para qualquer empresa; “qual o custo da venda?”

Para o ERP todos estes dados não são relevantes, pois, a única informação que importa é o número do pedido e o número da NF emitida para poder planejar o fluxo de caixa.

Toda empresa precisa de três pontos de apoio para poder prosperar, vendas, administração e produção.

Não importa se a empresa é de serviços, indústria ou comércio, todas dependem dos três pontos de apoio para existir. Quando a empresa tem o ERP utiliza um ponto de apoio, em alguns casos se estende para a produção (MRP), controlando os centros de custo, disparando ordens de compra e produção, controlando o estoque, registrando a movimentação financeira, todos processos fundamentais, depois que o pedido foi fechado.

O simple | pack CRM registra e administra as atividades antes do pedido, permite compreender o que funciona nos processos e o que não funciona, qualificar potenciais clientes, direcionar recursos para os processos e canais de vendas que dão resultados, para encerrar este artigo gostaria de perguntar:

Você tem controle sobre todas as atividades da área comercial ?

Convido a assistir a demonstração da ferramenta, tenho certeza que terá uma surpresa de como é simples e prática a gestão e administração comercial com nosso produto.

Obrigado pela leitura.

Por que preciso de um CRM?

Nos primeiros meses de vida da empresa, os clientes são escasso. Normalmente os proprietários e quem cuidam do atendimento, sabem os nomes dos clientes um a um, lembram tudo sobre a ultima reunião, os problemas discutidos e o que foi combinado.

Esta qualidade e atenção de atendimento gera frutos e a empresa começa a crescer. A partir deste ponto e preciso contratar mais pessoas para conseguir atender a demanda . A memoria da empresa passa a a ser a memoria da equipe e os detalhes começam a se perder, cada um utilizando um método e recurso de armazenamento da informação, sem integração e sem padrão.

Sem a atenção especial que os clientes tinham quando o dono atendia, os problemas de relacionamento comercial começam a surgir em escala, quanto mais pessoas no processo mais problemas surgem.

O simple pack CRM centraliza e organiza as informações, padronizando o atendimento pelo topo, mantendo o registro de tudo que e importante para a empresa, as informações de seus clientes.

Assista a apresentação da ferramenta funcionando clicando aqui

Informação é poder

Poder e riqueza tem uma única fonte, a informação.

Quem tem a informação a seu serviço alcança resultados, conduz equipes e constrói riqueza.
O primeiro desafio para todos os empresários, e gestores da área comercial, é ter informação de confiança em tempo real. Por mais que se esforcem utilizando e-mail e planilhas para trabalhar apenas estão juntando, de forma ilusória, massa de registros que não se convertem em dados para tomada de decisão.

Uma vez conversando com um sujeito sobre informação ele fez uma alusão bastante interessante sobre a possibilidade de ganhar na loteria e comprar uma biblioteca, a posse dos livros não o tornaria o mais inteligente, contudo o sistema de organização da informação o ajudariam a encontrar rapidamente qualquer assunto que precisasse.

Escrevi alguns artigos como a seguinte pergunta:

“Quando vamos faturar este mês ?”

A resposta bastante simples, já a construção desta resposta sem o apoio de um método de trabalho e organização das informações dificulta e atrasa a resposta.

Se você tiver tempo pare e faça uma breve e rápida análise sobre os dados e informações que você tem a mão neste momento sobre a sua área comercial.

– Quantos vendedores você tem trabalhando nesse momento.
– Com quantas pessoas esta equipe fala todos os dias.
– Quantas propostas são emitidas por dia.
– Quanto custa cada venda fechada
– Quanto tempo demora para você Efetuar uma venda

Todas as perguntas vão te mostrar a importância deter informação organizada centralizada e com acesso rápido para a tomada de decisão.

Neste ponto adentramos no assunto “informatizar” que frequente mente é associado à computadores, bancos de dados, programação e navegação por rede.

Ao longo das última três décadas tenho acompanhado a evolução das ferramentas de processamento de dados, armazenamento e comunicação e o que é mais interessante é que o foco sobre a palavra ferramenta perdeu-se ao longo do tempo. Não quero aqui marcar posição contra ou a favor, apenas aponto a curiosidade sobre a questão, e ainda nesta linha lembro quando programadores e administradores de banco de dados eram profissionais escaços e altamente dispudatos.

Hoje, a revolução da conectividade permite a qualquer pessoa com um smartphone ter acesso a informação que qualquer região do planeta, é quase como se a “humanidade ganhasse na loteria e comprasse uma biblioteca”, partindo do algorítimo do google é possível localizar praticamente qualquer assunto na rede. Uma pergunta simples pode trazer centenas de milhares de tópicos com textos que contenham os caracteres digidados na tal pergunta.

Bem, mas voltando ao foco sobre informação e riqueza, o desafio dentro das empresas vai além de captar dados, entulhando com Gigabites de informação as caixas de entrada dos e-mails. O estudo da informação começa com o registro ou formalização do que já está funcionando, partindo deste aí sim automatizar e processar as informações utilizando as ferramentas da computação.

A moda neste momento é o processamento em nuvem, um novo nome para os antigos Main Frames que apoiavam e processavam as solicitações dos terminais conectados por rede Novel.

Gostaria de sugerir ao pseudo leitor a meditação sobre as palavras “informática” e “digital”, a primeira representa o estudo da informação e a segunda é acompanhada pelo dedo, mão, braço, pescoço e cérebro. O dia passa de forma tão apressada, nos esforçamos tanto para ter velocidade que ao conseguir perdemos os detalhes, o que tinha propósito de auxiliar acaba tornando-se um fardo, mais atrapalhando do que ajudando.

Para ter a informação e o poder é preciso antes ter organização e disciplina para manter “a biblioteca organizada” assim sempre que precisar a informação estará ao alcance.

Premiação de um bom funcionário

Nesta quarta-feira (17/12/2014) uma discussão foi aberta em um grupo do Linked in sobre a importância da premiação de um funcionário pelo bom trabalho. João Carlos Moreno, um de nossos especialistas em implantação de CRM se posicionou na conversa pontuando os ideais da empresa e de nossos métodos quanto à prestação de serviço aos clientes.

Os trechos a seguir foram retirados deste link:

“CONSULTOR NA SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS: A premiação, além de valorizar, reconhece e motiva os principais talentos de uma empresa. Quero convidar você, Diretor Comercial para um diálogo sobre o tema que têm mudado a rotina e principalmente melhorado o desempenho e resultado das equipes comerciais de algumas das principais organizações no Mundo. 

Sócio-proprietário na SJT – SEGURANÇA E VIGILÂNCIA PATRIMONIAL: Sim, com certeza, senão não teríamos empresas com melhor destaque que as outras.

CONSULTOR NA SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS: Bom dia. Tenho conversado com RH do seu segmento e umas das preocupações é reduzir o turnover e absenteismo. Isso também é comum em sua região? O que seus gestores têm feito para melhorar estes índices? Obrigado pela participação.

JOÃO CARLOS MORENO: Com certeza reconhecer e premiar a excelência traz resultados, contudo, esta política cria a figura do funcionário locomotiva, o que trabalha puxando todos os outros. O resultado ficará sempre a cargo da energia que a pessoa tem associada diretamente à fome de ganhos.
A história mostra diversos eventos de empresas que trabalharam anos com política de premiação e tornaram-se reféns do premiar para faturar, caminho este que sempre conduz ao desequilíbrio do fluxo de caixa.
Não sou contra a premiação e reconhecimento, pontuo que a história já nos mostrou que este não é um caminho seguro para a empresa.
Sempre que a administração feita pela emoção em vez da razão o resultado é o prejuízo.

CONSULTOR NA SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS: João Carlos, bom dia! Entendo seu ponto de vista, até porque, está embasado no histórico que pôde acompanhar. Entretanto, as maiores empresas no mundo reconhecem e premiam seus destaques e não convivem com prejuízos, pois, a superação dos resultados obtidos pelos vencedores, por si só, já pagam as premiações. Este tipo de ação, quando aplicada de forma clara e igual para todos, com a razão em primeiro lugar, acaba revelando e engajando toda equipe. 
Obrigado pela participação.

JOÃO CARLOS MORENO: Olá Eduardo, quero deixar distante da propaganda do trabalho da Soluções em CRM na continuidade da discussão.  Ao longo dos anos de trabalho temos plantado o método de trabalho CRM e por trabalhar sobre números o tempo todo, nos distanciamos do foco prêmio pelo trabalho individual e buscamos o reconhecimento por superação da meta do grupo, assim como os atletas profissionais.
O resultado e ganho, aplicado na figura de prêmio, para o indivíduo, cria um espaço entre quem ganha e o senso comum dos que não ganharam, no popular “desperta a inveja e sentimento de derrota” que é por vezes somado durante o café e nas pequenas decisões que afetarão o premiado e todo o time.
Este comportamento acontece por conta do reconhecimento do indivíduo, vindo da direção da empresa, sem ser compartilhado pela equipe.
No caso do atleta profissional, quando este vence, o time de preparo e apoio vence junto, e neste caso há o reconhecimento da equipe pela superação alcançada pelo indivíduo com colaboração.”

SugarCRM: Deve a Salesforce se preocupar?

Quando se fala de software de CRM, Salesforce parece ser a única opção.

Até ai têm uma variedade de competidores batendo na armadura da empresa. Mas olhe para o SugarCRM. Fundado aproximadamente uma década atrás, a empresa agora tem 1.5 milhões de softwares demandados por 120 países.

Então para ver mais sobre o SugarCRM, eu recentemente conversei com o CEO da empresa, Larry Augustin. Ele é um veterano em tecnologia comercial, foi o fundador e CEM da VA Linux e também CEO temporário da Medsphere. Ao longo de seu caminho, serviu como assessor de muitos startups.

Aqui está o que ele tinha a dizer:

Tom Taulli: Como o SugarCRM é diferente da Salesforce? Qual sua estratégia para vencer?

Larry Augustin: Sugar CRM provém a maior inovação e rentável solução em CRM no mercado. Somos diferentes em três maneiras.

Primeiro, enquanto a maioria dos sistemas CRM focam apenas em rastreamento administrativo e relatórios, SugarCRM põe a necessidade do usuário como indivíduo primeiro—fundindo a simplicidade, mobilidade e o aspecto social de um aplicativo de um cliente com a otimização de vendas do convencional CRM. O mais novo lançamento da Sugar inclui um avanço significante para a interface do usuário chamado Sugar UX™, que oferece uma imersiva, intuitiva interface para o CRM desenhado para projetado para ajudar o contribuidor individual no seu trabalho. O SugarUX demanda uma inteligência contextual sobre cada empresa, lead, caso e oportunidade individualmente de arquivos internos e fontes externas pelo Painel de Inteligência; assim como características de contribuição melhoradas, incluindo a corrente de atividade sensitiva ao contexto que reporta tudo em uma única página.

Segundo, SugarCRM dá aos nossos clientes completa flexibilidade para como eles demandam o sistema. Nós oferecemos um multi-inquilino serviço de nuvem, uma instância privada na nuvem, e também permite que os clientes demandem suas próprias nuvens internas. Isso dá ao cliente um nível de controle que eles não podem alcançar em um modelo proprietári SaaS-only onde seus dados estão travados no complexo de um vendedor. Isso permite que nossos clientes obedeçam as leis de dados internacionais com segurança e privacidade, custos mais baixos de integração torna mais fácil para nossos clientes criarem uma visualização unificada dos dados de seus clientes através dos sistemas.

Terceiro, SugarCRM é a mais aberta e expansiva plataforma na indústria. Nós estamos construindo no mais comum Open Source, a tecnologia de web. Enquanto a maioria nossos clientes começam com nossa capacidade “fora da caixa” de gerenciar os clientes, rastreando leads e oportunidades, previsões e tickets de serviço dos clientes, vários demandam SugarCRM por suas organizações para apoiar os processos de negócios e ajuda-los a gerenciar por completo o ciclo de vida dos clientes.

Para ter noção disso, olhe para um de nossos clientes: Cells4Life. Esta é uma empresa na liderança na coleção de celulares e estoques do Reino Unido e escolheu Sugar em partes por causa da privacidade do cliente que era a maior preocupação. Tenha em mente que eles são uma indústria de alta-regulamentação e confiam com em nosso software para manejar todos os dados de seus clientes e gerenciamento de laboratório.

Finalmente, quando ao Salesforce que com certeza faz muito barulho por trás de sua marca, de acordo com   eles só tem 15% do mercado compartilhado. O espaço do CRM é muito grande, penetra tremendas oportunidades para a transformação de um negócio. Hoje as empresas estão focadas e estão investindo em novos avanços para subir o nível de experiência das ferramentas dos clientes e das estratégias. Onde o SugarCRM unicamente distinga de qualquer competidor na indústria é oferecendo a mais inovadora solução pelo melhor preço. A demanda para inovação, uma altamente intuitiva experiência do usuário e valor estão convergindo, então a necessidade de criar extraordinárias relações com os clientes rentáveis é nosso foco específico. Nossas soluções em CRM permitem uma experiência com o cliente superior por toda a organização–por preços rentáveis que põe o suficiente as mãos de cada empregado o papel de ver o cliente. Mais ninguém na indústria pode demandar isso.

Tom Taulli é o fundador da OptionTaxes.com, que ajuda o planejamento e preparação à opções de estoque, não qualificados estoques e subversões de estoques restritos

Tradução e adaptação da matéria de Tom Taulli do blog: http://www.forbes.com/sites/tomtaulli/

Sugar CRM honrado por Exelência de CRM e inovação pela CRM Magazine

Mercado de CRM ganha destaque com o Sugar por cinco categorias; Grupo de Clientes Redglaze reconhece como Elite de CRM vencedores prestigiados.

CUPERTINO, Calif. – 18 de Agosto de 2014 – SugarCRM Inc., a empresa que permite que o negócio crie extraordinárias relações com clientes com a mais inovadora e rentável solução em CRM no mercado, hoje anunciado, continua a ganhar reconhecimento pelas indústrias pelo portifólio de produtos da Sugar — dessa vez com o prêmio da revista CRM Magazine, parte da DestinationCRM.com.  Sugar CRM acumulou o melhor reconhecimento das cinco categorias de 2014 da CRM Market Awards, incluindo do Grupo de Clientes Redglaze, que honrou com o aclamado premio de Elite do CRM de 2014 pelo uso do Sugar e impressionante ROI por toda organização.

Premiado pelos editores da CRM Magazine, os cinco honrados destaques da DestinationCRM.com em excelência geral e inovação em CRM. Pelo prêmio de Mercado de 2014, os jurados avaliaram os candidatos baseando nas referências de empresas, alta funcionalidade do produto, satisfação do cliente e custo. A Sugar CRM foi nomeada “Líder” em três categorias — “Pacote de CRM Empresarial”,” “Pacote de CRM de Mercado de Médio Porte” e “Pacote de CRM para Pequenas Empresas” — assim como na “Vigia única” na categoria “Automação Sales Force”.

O título Elite de CRM de 2014 foi dado à empresas que fizeram sábias escolhas de solução em CRM para alcançar mensuráveis resultados. O grupo de Arquitetura e Engenharia da Redglaze fez o corte com a demanda do Sugar. Uma diversificada organização, o grupo Redglaze tem informações de vários tipos disparados, e sua forma de solução em CRM simplesmente não pode crescer no negócio. A empresa solicitou uma plataforma avançada de CRM que pudesse demandar o valor de vários indivíduos da organização. Após implantar o Sugar, a Redglaze demonstrou um crescimento de 30% na eficiência de trabalho e 60% de queda no uso de espaço no servidor. Melhorias nos finais de processo não foram os únicos benefícios; Redglaze também viu significante crescimento de vendas e de esforço no mercado. Em Junho de 2014, a empresa reportou aproximadamente 75% de adoção de valor pela empresa — um testemunho para a inovação e alta flexibilidade solução do Sugar CRM.

Na categoria “Open-Source CRM”, a Sugar CRM ganhou o título de “Vencedor”, indicando a maior pontuação geral comparando com a competição.  SugarCRM tem sido, na verdade, líder de indústria todos os anos desde que foi inclus na categoria “open-sourse”.  De acordo com Brent Leary, co-fundador e parceiro da CRM Essentials e um dos muitos especialistas de análise consultados na premiação da DestinationCRM.com, “Mesmo que o Sugar CRM tenha sido visto unicamente como open-sourse CRM para ser líder geral das indústrias, eles continuam colados no topo quando se quer uma solução open-sourse”.

“A premiação de Mercado CRM reflete no sucesso global que atingimos trazendo inovação e valor ao mercado de CRM, e foi especialmente empolgante ver nossos clientes, como o Grupo Redglaze, continuarem a transformar seus negócios com o Sugar” disse Jennifer Stagnaro, CMO da Sugar CRM.  “Somos honrados por receber tal reconhecimento de produto, o qual reforça nosso comitê a ajudar os clientes a criar um extraordinário relacionamento com os clientes por toda vida.”

A lista completa da Premeação de Mercado dos vencedores pode ser achada online. A premiação de 2014 está listada aqui.

 

Tradução e adaptação do blog da Sugar CRM: http://www.sugarcrm.com/newspress/sugarcrm-honored-crm-excellence-and-innovation-crm-magazine

O que é CRM

O relacionamento com o cliente é importante para qualquer empresa. Quanto mais a empresa cresce mais difícil fica de gerenciar essas relações. Todo mundo trata essa relação do seu próprio jeito, vendas, o financeiro, atendimento aos clientes, cada um com uma ferramenta diferente, e este é o problema, elas não estão relacionadas entre si. Então quando um cliente liga ele é tratado por todos atendimentos como se fosse a primeira ligação, sendo que na verdade ele já está um bom tempo nisto constantemente explicando pra cada um que conversa e isto deixa qualquer um estressado. É neste momento que você começa a perder seus clientes. E é ai que entra o Sugar.
O Sugar CRM é uma ferramenta que coloca todas as informações em um só lugar. Qualquer conversa, qualquer pedido, qualquer suporte, qualquer coisa do cliente está tudo seguro em um só lugar, então, qualquer pessoa pode ter acesso a mesma visualização do cliente não importando quando o cliente liga ou com quem ele fala. Além disto, também tem a versão mobile, assim você pode ter acesso às informações de qualquer lugar, pode estar conectado às redes sociais tornando mais pessoal e atrativo.
O Sugar elimina confusão, então a sua equipe pode trabalhar junto para oferecer um excelente serviço aos seus clientes. Como se não bastasse, o Sugar é uma plataforma aberta que se conecta com seu software financeiro, o contabilidade, ERP, orçamento de vendas, o marketing e um monte de outras ferramentas que você já usava pra tocar a empresa. Ele simplesmente se adapta e cresce junto a empresa.
Não deixe que seus clientes vão embora, venha para o Sugar.

Memória de Vendedor

O vendedor de sucesso é o profissional que reúne as qualidades da oratória, conhecimento do produto, facilidade e maestria no relacionamento com as pessoas e principalmente memória.
Hoje em dia o volume de contatos que fazemos por meio das redes sociais é muito maior que as gerações anteriores que dispunham apenas do telefone fixo e da força de suas pernas.
Fazendo um rápido exercício de contagem de contatos podemos juntar mais de uma centena de pessoas no facebook, linkedin e no google+, algumas pessoas estão no face ou linkedin outras estão em todas as redes, os assuntos de trabalho e pessoais normalmente se misturam e para tentar organizar o trabalho usamos o e-mail como ferramenta para tentar agrupar os assuntos.
Quanto mais nos comunicamos maior e o volume de emails e mais complicado fica para lembrar, neste momento migramos para a agenda do Smartphone que também tem seu limite.
Trabalhar com o CRM ajuda a organizar os contatos de trabalho, a agenda de compromissos e o controle das propostas, o CRM ajuda a lembrar de forma simples e rápida do que o vendedor tem de mais valioso, o cliente.