Carroça na frente dos bois

Quem ainda não ouviu este dito popular?
Estamos terminando o ano e repassando algumas das conversas e e-mails, encontrei um assunto recorrente, BI (business intelligence), o assunto já permeia as redes sociais e avança nos grupos de discussão, mas o que raios é isso?
Não sou expert em BI, contudo tenho claro que para modelar os dados para realizar as previsões e formatar os indicadores é preciso ter informação, que vem de duas ferramentas que são a base da Inteligência nos negócios o ERP e o CRM.
Por mais que se esforce não dá para criar relatórios e curvas de comportamento das tendências de mercado se não tivermos uma base de dados confiável.
Não estou aqui pregando contra o BI, ao contrário entendo que seja fundamental ter este tipo de recurso ajudando a diretoria e os administradores a realizar os ajustes para maximizar os resultados de vendas.
Para criar uma curva de tendência de mercado é necessário ter o histórico atividades da área comercial, realizando um exercício bastante simplório, digamos que neste momento você esteja planejando como será o seu ano de 2018. Então podemos começar dizendo que o ano terá apenas 202 dias úteis de trabalho, dentro de 2018 teremos dois grandes eventos a Copa do Mundo e as eleições, então tentando fazer uma previsão rápida, não restarão muito mais do que 150 dias úteis para realizarmos vendas, visitar os clientes, conhecer novos potenciais clientes, trabalhar para encontrar novas oportunidades de negócios, enviar propostas fazer acompanhamento negociar e buscar fechamento do pedido.
2017 foi um ano com 208 dias úteis de trabalho, então se por um acaso tivermos o relatório de visitas, ligações, e-mails e tarefas realizadas neste ano por pessoa da nossa equipe, chegaremos a um número significativo e comparado com os dias úteis que teremos em 2018, a projeção mostrará que se as pessoas da equipe comercial continuarem realizando a mesma quantidade de ações que realizaram por dia este ano de 2017 em 2018, terão apenas 72% de atividade, materializando este indicador para os números de vendas a previsão de faturamento será de apenas 72% do realizado este ano.
Isto sem contar, crises, escândalos, queda da bolsa de valores, variação do Dólar e todas as outras intempéries.
Sabendo disso como não pensar em estratégias para maximizar o dia a dia? Como não pensar em investir em tecnologia?
Este é o propósito do Simple Pack CRM, centralizar, organizar e automatizar os processos da empresa para maximizar os resultados, apesar da previsão adiante.
Só há ventos favoráveis para quem sabe para onde vai!