Bit byte ou contatos profissionais?

Você é do tipo que tem conta em tudo quanto é rede social mas usa apenas os botões automáticos e o famoso “Control C” para encaminhar mensagens?
Você realmente interage com as pessoas com quem tem contato através das redes?
Adicionar centenas, ou  milhares, de conexões através das redes sociais é uma atividade muito simples que acaba acontecendo sem que você perceba, ter uma lista interminável de pessoas as quais as vezes você não faz ideia de onde conhece, apertar o botão do sinal de positivo, carinhas sorrindo ou palmas para comentários que as vezes não lemos com a devida atenção.
E você pode me dizer, mas como dar atenção para todas as pessoas com quem tem o contato nas redes? Não há tempo suficiente num dia para ficar “pendurado” conectado na rede lendo e respondendo mensagens.
Ok, vamos falar de qualidade de contatos, quantidade nem sempre é algo que importa, principalmente quando estamos falando de relacionamentos. Quanto maior o número de contatos menor o tempo e a atenção que é possível dedicar a cada pessoa, este simples entendimento parece ser bastante razoável.
E você também pode chegar ao mesmo entendimento que eu quanto ao dedicar muito pouco tempo e atenção a quantidade enorme de contatos. Muito provavelmente estes contatos também dedicaram muito pouco tempo para nossas mensagens.
Mas como equilibrar essa relação, ser conhecido, ter muitos contatos e ter a atenção de toda a rede? Certa vez li um artigo sobre “como ser interessante sem ser interesseiro”, o autor do artigo dizia que devemos nos interessar honestamente pelas pessoas, prestar atenção no que elas dizem enquanto estamos conversando, pois mesmo sendo um tempo breve, a qualidade garante a perenidade do relacionamento.
Nós que trabalhamos na área comercial padecemos do mal da memória, ao longo dos anos com exercício nossa memória fica excepcional, lembrando de nomes, lugares, piadas, eventos e por aí vai. Mas os detalhes infelizmente vão se perdendo ao longo da estrada. Não é possível lembrar de tudo e todos com quem conversamos, sem o apoio de uma boa ferramenta que centralize e utilize as informações para facilitar o nosso dia a dia lembrar tornasse um fardo.
Costumo escrever meus artigos sempre falando com o administrador de vendas ou diretor, mas este eu gostaria de ter atenção específica dos irmãos de profissão que trabalham diretamente com vendas, é importante buscar sempre a informação para manter-se contemporâneo e a utilização de uma plataforma de CRM para ajudar no dia a dia é fundamental para atingir as metas no final do mês.
Tudo bem, você pode dizer:
“Mas que raios isso tem haver com o início deste artigo?”
De forma tranquila posso responder, tudo!
O cuidado em guardar a informação de cada contato e a parte mais importante no relacionamento, para que a qualquer momento você possa ter acesso a estas informações, as que são importante para a pessoa com quem está conversando e demonstrar isso para ela, importância.
Neste momento o vendedor profissional se posiciona à frente de seus concorrentes, pois além do processo de vender cria e fortalece os laços de relacionamento quem promoverá bons negócios.
Há de se pensar, primeiro pessoas depois coisas!